O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (17), um novo portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelos estudantes para concorrerem a vagas em universidades públicas de todo o país com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Sisu 2020 abrirá o período de inscrições na próxima terça-feira (21) e encerrará às 23h59 de sexta-feira (25). Além da mudança visual, o novo sistema permitirá concluir a inscrição por meio de aparelhos móveis, como celulares e tablets.
De acordo com o MEC, para fazer a inscrição via celular, o estudante não vai precisar baixar nenhum aplicativo.
“A principal mudança é que esse novo site foi construído em uma tecnologia que permite que as inscrições sejam feitas por aparelhos ‘mobile’. Qualquer consulta por qualquer estudante em qualquer lugar do pais seja feita por celular ou tablet” – Thiago Leitão, coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC.
A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, divulgada nesta sexta-feira (17). No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.
O estudante já pode começar a avaliar e a planejar os cursos aos quais pretende concorrer, para isso, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o número de telefone 0800-616161 para tirar dúvidas sobre o Sisu.
Entenda como a nota do Enem influencia no Sisu com simulador
Cronograma do Sisu 2020
- Abertura das inscrições: 21 de janeiro
- Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
- Resultado: 28 de janeiro
- Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
- Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4