Prevista para ser concluída até o final deste ano, a obra trará maior mobilidade e fará a ligação entre a parte baixa do Jardim São Camilo à Rua Ângelo Rivelli, no Jardim da Fonte, e integra o projeto de urbanização do bairro. Também dentro da obra já foi realizado o prolongamento da Rua José Maria Whitaker, cujo segmento está concluído, apenas aguardando a aplicação da última camada de asfalto, a ser feita no final da obra.
Em julho, o novo viaduto – que terá 15 metros de vão livre e está sendo construído na Rua João Pinheiro dos Santos, próximo à Rua Tupã – deverá estar concluído, aguardando apenas a chegada do trecho final da rua, que vem surgindo ao poucos contornando o morro, agora reforçado por três enormes muros de contenção para dar sustentação ao sistema viário. “Em breve, a terra que está dando sustentação à obra será removida e, aí sim, teremos o viaduto”, explica o engenheiro José Cícero Araújo Novaes, responsável pela obra no núcleo do Jardim São Camilo.
Considerada de alta complexidade por conta do terreno íngreme e demais condições topográficas, a obra no Jardim São Camilo contou com o reforço de três enormes muros de contenção no morro. “Usamos nos três o sistema terramesh, que é o entrelaçamento entre camadas de terra e geogrelhas de filamentos de polyester, e os gabiões, é uma forma de tornar toda a estrutura ainda mais sólida, ou seja, monolítica, e garantir com segurança que a estabilidade da obra”, complementou o engenheiro.