Uma atleta brasileira bateu um recorde mundial na natação, na prova dos 50 metros peito. Aos cem anos de idade. Era um dia histórico para Dona Laurinha, uma senhora de cem anos de idade! Será que ela estava nervosa? “Não fico não, nunca fiquei. Eu botei na minha cabeça se der deu, se não der, não deu”, conta.
Completou um século no dia 2 de abril. “Sou uma mulher saudável. Meus exames estão tudo melhor que o das filhas, se você pegar não tem nada”, diz Laura. Com seis filhos, 17 netos e 21 bisnetos, mora sozinha. Ficou viúva aos 70 anos. Foi quando começou a nadar e hoje treina quatro vezes por semana. Coleciona medalhas: “medalha eu tenho aqui de primeiro lugar, quando você vê uma de bronze é revezamento”.
E ela entrou na piscina para bater recordes. A Dona Laurinha se tornou a primeira nadadora brasileira com 100 anos ou mais a participar de uma competição oficial. E mais: estabeleceu um novo recorde mundial para mulheres entre 100 e 104 anos nos 50 metros peito: dois minutos, 49 segundos e 91 centésimos. “Foi muito gratificante. Foi maravilhoso”.
Ela não se cansa de ganhar prêmios. Recordista mundial aos cem anos, essa Dona Laurinha não para de quebrar barreiras e já virou uma celebridade. “Pessoa comum mesmo, não tem nada de celebridade, mais é bondade do povo”, brinca.