Policiais civis cumpriram sete mandados de prisão em Jundiaí (SP) em uma megaoperação para prender foragidos da Justiça por crimes graves como homicídio e feminicídio. Até a manhã desta terça-feira (28), duas pessoas foram presas na cidade.
Esta é a segunda fase da Operação Cronos, que teve ação em 23 estados e no Distrito Federal. No Estado de São Paulo, mais de 1,5 mil mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A operação tem apoio do Ministério da Justiça e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (Conpc). Em todo o país, desde o começo do mês, 37 pessoas já tinham sido presas e dois menores, apreendidos.
Primeira fase
A operação denominada Cronos II é a segunda fase da ação que foi desencadeada em agosto do ano passado. Na época, mais de mil pessoas foram presas em todo o país e 75 adolescentes foram apreendidos. A ação contou com aproximadamente 6,6 mil policiais civis.
A operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. Ela foi batizada com o nome do deus grego Cronos, que comanda o tempo. Segundo as autoridades, a escolha faz referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.
Fonte: G1