Ford anuncia corte de 7 mil empregos em todo o planeta

O presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, disse em mensagem aos funcionários nesta segunda-feira que os cortes incluem saídas voluntárias e demissões, e um porta-voz disse à agência Reuters que a medida inclui congelamento de vagas abertas. Cerca de 2.300 das pessoas afetadas estão empregadas nos Estados Unidos, afirmou o porta-voz.

Dentro dos cortes, Hackett disse que a companhia eliminará cerca de 20% dos gerentes de alto escalão em um movimento também para reduzir a burocracia e agilizar a tomada de decisões no grupo.

O plano de reestruturação da Ford ocorre ao mesmo tempo em que a empresa avança com sua aliança junto à Volkswagen. As montadoras vão compartilhar plataforma de picape, inclusive no Brasil, e de outros veículos no futuro.

Fechamento de fábrica no Brasil

Questionada se a medida anunciada nesta segunda vai afetar o país, a Ford do Brasil respondeu que “Este é um anúncio global e ainda é prematuro dar mais detalhes sobre os próximos passos na região”.

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo será desativada — Foto: DivulgaçãoFábrica da Ford em São Bernardo do Campo será desativada — Foto: Divulgação

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo será desativada — Foto: Divulgação

No ABC Paulista, está aberta a possibilidade de a fábrica ser adquirida por outro grupo. A Caoa confirmou conversas com a Ford e com o governo de São Paulo para uma possível compra dos ativos.

GM e Volkswagen